segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tele Culinária


Alguém se lembra dos primeiros fascículos da Tele Culinária do Chefe Silva? Um espectáculo! Há uns anos que os uso, todinhos. Uma vez que cada volume tem fascículos para um ano (na altura saíam semanalmente), já há 6 anos que cozinho tudo o que encontro por ali. E a minha mãe fez pelo menos 19 volumes!
Ainda me lembro de ir com ela buscá-los e até de ver alguns programas na televisão, que depois vinham na rubrica Receita Filmada, uma receita com os pormenores passo a passo. A livraria ficava na Corredoura, na Papelaria Havaneza, actual Benetton. Como tanta coisa já mudou. Mas os sabores permanecem. Um mimo.
Tantos anos passados, encontrei no tisoiro uma cobaia à altura! Uma cobaia que experimenta tudo, e melhor ainda, gosta de tudo! E quando a coisa sai com menos bom aspecto ainda diz: "Não importa, o que conta é o sabor." E pronto, arruma-me com esta e eu fico toda satisfeita.
Mas a verdade é que tem aqui umas receitas fantásticas. Umas tipicamente portuguesas, outras nem por isso, mas sempre uma inovação na rotina gastronómica. E depois, aquelas cores castanhas e laranjas e padrões duvidosos próprios do final da década de 70, princípio de 80, fazem-me lembrar um tempo que passou por mim e eu por ele, e que vivo num outro em que nada há de novo, antes tudo se reinventa. É bom viver para apreciar tudo isto.

Sem comentários:

Enviar um comentário