segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O que será melhor?

Foi um fim-de-semana que deu que pensar, este.
Em primeiro lugar, ontem foi dia de eleições. Fui votar na consciência de que é um direito e um dever. Com toda a honestidade, cada vez menos acredito na política mas, em nome dos que outrora lutaram com sacrifício por este direito, fui votar. Pena acreditar que, em essência, nada mudará...
Em segundo lugar, tive uns encontros que me fizeram pensar no que se segue.

O que será melhor?

Ter uma casa ou um lar? Uma boa casa, bons acabamentos, piscina até, recheio de luxo; ou uma casa talvez mais modesta, pobre até, mas vivida na sua essência, cuidada e mimada e recheada de pessoas luminosas?


Ter um automóvel ou um meio de transporte? Um modelo topo de gama, daqueles que fazem sombra ao sol; ou um carro que nos leve onde queremos e nos proporcione viagens a cantar, a contar histórias e a partilhar emoções?

Ter um parceiro ou um casamento? Ter alguém para nos fazer companhia, só para dizermos que não estamos sós, só para manter a aparência de família mas, nalgumas situações, a viver um divórcio casado, com medo de assumir o que já se perdeu; ou ter alguém para partilhar a vida, alguém com quem podemos rir, chorar, mostrar o lado princesa (ou príncipe) e o lado bruxa má (ou sapo) e ainda assim permanecer firme, e partilhar um projecto com objectivos comuns?


Ter filhos ou educá-los? Pôr filhos no mundo para deixar a sua educação ao critério de outros e mais tarde, ao seu próprio critério, só para dizer que é bom ter filhos e porque toda a gente tem; ou influenciar na sua maneira de ser, gostar de partilhar a vida com eles e chorar a dor deles e rir da alegria deles?

Ter um emprego que dê dinheiro e status ou um emprego mais modesto? Ter um trabalho que dê milhões mas que para os obter roube o tempo precioso para as coisas preciosas; ou ter um onde se ganhe menos e a posição seja de pouca ou nenhuma projecção, mas que permita ter tempo para rebolar no chão com os filhos, passear de mão dada, cozinhar aromas e sabores inesquecíveis, apreciar a luz das velas?


Ter roupas sempre novas ou usar as mesmas durante anos? Ter boa aparência, só para dizer que se tem e por dentro, andar meio roto; ou andar de forma simples mas andar com segurança e em novidade de vida?


Acredito que se as perguntas acima fossem a votos, à falta de escolha de ambas as hipóteses, que seria o ideal, 95% votariam na segunda hipótese em todas elas porque, em teoria, seria a mais adequada. Mas na prática, quantos não dão maior valor ao aspecto exterior das coisas? Porque o aspecto exterior é aquilo que os outros vêem, e a opinião dos outros ainda continua a importar muito para nós. Esquecemos assim que o aspecto exterior é aquele que se desvanece mais rapidamente. Um pouco como a palha e o ouro. A palha, vem o vento e leva-a, vem o fogo e consome-a, vem a água e apodrece-a. O ouro, venha o que vier, até o próprio fogo que o derrete, não deixa de ser ouro, não se consome e continua a ser sempre de grande valor.

4 comentários:

  1. E muito importante para cada ser humano saber distinguir e escolher qual eh o caminho certo em sua caminhada. Os acertos acontecem quando se tem em mente a verdadeira vontade De acertar. A forca da mente e avassaladora. Portanto pensemos coisas boas, pois o universo sempre conspirara em nosso favor.
    Nao importa o que os outros pensam. Nossa historia depende tao somente das nossas acoes. Sigamos a nossa intuicao sempre com bom senso e com amor no coracao... Afinal somos pessoas do bem.
    Parabens pelo texto maravilhoso.
    P. S.: Eu e Norma estamos bem, gracas a Deus.

    Luiz Malvino

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Luiz, por passares por aqui. Que bom saber que vocês estão bem! Saudades dos dois. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Flor...tenho tantas saudades...
    Queria poder conversar com voce.
    Há dias não ligo o notebook. Mas sinto
    por demais sua falta...não sei explicar porque,
    mas eu te amo.
    Bjo, Norma

    ResponderEliminar
  4. A segunda hipótese é sempre a melhor: para kê escolher o frio se podemos estar quentes? E com Deus é isso ke nos acontece: estamos num lugar quentinho, protegidos pelas grandes mãos do Pai!
    Que possas a cada dia ser mais como o ouro, refinada pelas mãos do Pai! Tu és uma benção!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar