sábado, 11 de junho de 2011

Andorinha



Não é linda? É bebé e encontrei-a à beira de uma estrada com muito trânsito no centro da cidade. Bem sei que o mais acertado seria deixar a natureza tratar de tudo, mas a mim pareceu-me que um pneu de um carro não seria propriamente a natureza em acção e como ela ainda não voava, trouxe-a comigo. E bem simpática que ela era. Bebeu água como se não houvesse amanhã, só queria estar na minha mão e ainda cantou para mim diversas vezes.

Ainda a "ensinei" a voar. Mas aqui vai ela a aterrar de cabeça.

E onde pousava, ficava. Lá ia eu em seu auxílio, antes que houvesse algum bicho maior que ela por ali. Ainda lhe dei um gafanhoto bebé, mas ela já devia ter a pança cheia de água e não quis comer nada.

A verdade é que esta linda de penas lustrosas, decidiu partir para paragens mais longínquas. Ou pelo menos, para paragens onde não a conseguimos ver mais. Espero bem que as lições de voo aqui da "mamã" lhe tenham servido para alguma coisa porque li que, tendo já sido tocada por humanos, qualquer pássaro, inclusive os pais, a rejeitarão. Daí que ela tenha de sobreviver por sua própria conta. Espero que, ao tentar salvá-la, não a tenha posto diante de outros perigos tão grandes ou maiores que os que a esperavam na beira da estrada. Pelo menos valeu por ter visto a sua doçura e a curiosidade do meu pequenito. E como diz o sogrinho, se alguma coisa lhe aconteceu, não é "por morrer uma andorinha"... Pois, pode não acabar a Primavera, mas fica mais pobre.

6 comentários:

  1. O mais importante é que você fez a sua parte.
    Se cada um fizesse um pouquinho o mundo seria bem melhor. Além disso, deu um lindo exemplo para seu filhinho.
    Um lindo domingo para você e sua família.
    Myrian

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela visita, e gentil comentario.
    Fiquei a conhecer melhor as aves.
    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Margarida,

    Adoro andorinhas e acordar com o seu chilrear.

    Fez muito bem em salvar a andorinha, é mais uma a alegrar os dias de muita gente, são tão engraçadas quando andam todas juntas, parece que fazem um bailado, ruidoso, mas muito agradável.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. hehehe, ensina-te-a a voar? Fantástico :)

    ResponderEliminar
  5. Flor, ainda não tinha visto esta beleza. Foi quando estive na serra sem o aparato da internet..
    Que encanto seu gesto e que doçura esta pequena...
    Parabéns e como disse a Myrian, deste um grande e lindo exemplo para seu filhote!!!!!
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. ola tambem o meu filho trouxe para casa uma andorinha pequenina a semana passada. dou lhe papa com um pauzinho de gelado e agua com uma seringa. ja esta muito esperta mas ainda e muito bebe.queria que comecasse a comer sozinha para a largar mas tenho medo. o que devo fazer?

    ResponderEliminar