quarta-feira, 29 de junho de 2011

Desabafos

Está quase a completar 10 anos que eu e o meu marido voltámos do Desafio Jovem. Desafio Jovem, para quem não sabe, é uma instituição cristã de apoio à toxicodependência. Decidimos parar a nossa vida habitual, deixar a cidade e os projectos que tínhamos, para dedicar a nossa vida a ajudar quem precisa de ajuda. Ficámos só um ano. Um ano de voluntariado, um ano de muitas experiências, um ano muito enriquecedor, um ano de muitos e bons conhecimentos pessoais, um ano de algumas vidas transformadas e um ano de muito trabalho!
Um ano que culmina sempre com a Conferência do Desafio Jovem, o ponto "alto" do ano (e ponho alto entre aspas apenas por ser o mais mediático), que ocorre anualmente no final de Julho. Muita preparação, muito trabalho de montagem, de logística, de tudo! Após um ano intensivo de pequenas conferências, visitas a hospitais, prisões, cafés convívio (onde se tenta resgatar toxicodependentes da rua), muitas visitas, muito trabalho prático com a cozinha, lavandaria, oficina de artesanato, carpintaria, serviços na igreja, campanhas de rua, campanhas por todo o país na grande tenda Vida Nova e sei lá que mais, e com o calor que sempre se faz sentir por esta altura, o que apetecia mesmo eram umas férias restauradoras. Mas não. Ainda tínhamos a Conferência pela frente. A líder da nossa equipa, a Mimmi, uma sueca especial que integrou a nossa equipa alguns anos antes e que por cá ficou depois de encontrar o homem da sua vida, liderava quase todas as manhãs o nosso tempo de equipa. Era um momento que tínhamos logo cedo para cantar, partilhar e orar. Vendo o nosso cansaço e no intuito de nos tentar animar, partilhou algo connosco nesta fase final.
Disse-nos que estava cientificamente provado que, quando o ser humano pensa que já chegou ao limite das suas forças, tem capacidade para aguentar, física e emocionalmente, mais 60% daquilo que já está a aguentar! Científico ou não, o engraçado é que muitas vezes a minha irmã, em conversas, costuma dizer que "Deus não nos dê aquilo que nós conseguimos aguentar". Não o diz com base em grandes conhecimentos cientificamente comprovados, mas com base na sua experiência de hospitais e de histórias que com ela são partilhadas.
Tudo isto para quê?
Para dizer que muitas são as lutas da vida. Mas muitas também são as nossas forças. Choramos hoje porque nos dói, mas a nossa dor pode ser ainda maior amanhã. E se for, é porque a conseguimos suportar.
E no meio de tudo isto, tudo o que sei é que Deus não permite que venha à nossa vida mais do que aquilo que conseguimos aguentar. E juntamente com a dor, Ele traz também o consolo, para que aquilo a que chamamos de insuportável possa ser um pouco mais suportável.
Claro que quem não acredita nisto, pensará que o que acabo de escrever são psicologias baratas para sustentar o que não tem explicação, ou a tê-la, será revestida de um carácter mais complicado e científico. Cada um é livre de pensar por si. Eu creio nisto porque, mais do que psicologia, isto é vida em mim. E isso basta-me.
E por hoje já fiz o meu desabafo...

9 comentários:

  1. Que experiência linda tivestes com este trabalho, ajudando quem precisa de uma mão estendida. vcs são mesmo especiais e devo dizer que, "conhecer-te", deu mais significado a minha vida. De saber de pessoas tão delicadas e dispostas a dividir o bem. Que Deus os abençõe. Hoje e sempre.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por esse ano de dádiva! É-nos vantajoso metermo-nos por cruzamentos da vida em vez de seguir obstinadamente pela via principal!
    ...E quanto ao sofrimento e às lágrimas são um dom propício ao nosso crescimento espiritual: O desafio já foi lançado há 2000 anos, "pegar na nossa cruz e segui-lO!"

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, cada vez te "conheço" um pouco mais...
    Conheço o desafio jovem de "ouvir" falar, interessante saber que participaram nesse projecto, passaram 10 anos e continuas a recordar esse ano como sendo especial, é porque foi marcante, importante!
    bj
    http://bricolarepoupar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Margarida,
    Sou leitora fiel de seu blog, embora nem sempre me manifeste com um comentário, mas hoje não pude deixar de fazê-lo.
    Você não pode imaginar como suas palavras foram diretas ao meu coração. Tenho certeza que Deus e Nossa Senhora a inspiraram a dizer o que agora me dá tanto conforto!
    Muito obrigada e que Deus abençoe você e sua família!
    Bjs.
    Myrian

    ResponderEliminar
  5. Que lido desabafo/depoimento,Margarida!

    Lindo também é o trabalho que vocês fazer, doação de corpo e alam.

    Claro que cansam, é lógico.
    que bom que acreditam( e temos mesmo que acreditar) que só recebemos o pacote da vida conforme o peso que podemos carregar... Isso é lindo!

    Um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  6. Apesar de não partilhar essa mesma fé cristã, tenho muita fé nas pessoas e na sua capacidade de se renovarem! Um trabalho muito útil e de certeza muito enriquecedor, parabéns pela disponibilidade para com o próximo. :-)

    ResponderEliminar
  7. "Posso todas as coisas, Naqueke que me fortalece." in Bíblia. Quantas vezes já ouviste isto? É mais uma daquelas frases que devem fazer todo o sentido na nossa vida: por maiores que sejam o cansaço, as dificuldades, os pronlemas, podemos ter vitória em tudo pela força que nos é dada pelo Deus Poderoso!
    De certeza que uma coroa de glória está à vossa espera por esse ano que se decidiram a dar aos outros, por amor Daquele que vos ama! Alegrai-vos!

    ResponderEliminar
  8. Ei Margarida! relamente me emociono com essas atitudes a cumprir desafios grandiosos da natureza humana. É de uma sabedoria esses atos. Que Deus continue abençoando vcs! beijos Zí

    ResponderEliminar
  9. Voltei pra te desejar um lindo fim de semana!beijos,chica

    ResponderEliminar