domingo, 30 de janeiro de 2011

Flores

Mais um trabalho. Bom para acalmar o reboliço que se impõe. Mas o sol é muito e as flores tomam conta da minha mão.

Acho que a cliente vai gostar...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Inverno

Ainda não me cansei do Inverno. Gosto do frio, e gosto sobretudo destes dias de sol. A luz é tão brilhante, penetra em tudo sem pedir licença e transforma a coisa mais banal em algo harmonioso e esplendoroso. Pelo menos é isso que eu acho.
E é bom trabalhar no Inverno, no meu caso. A andar, aqueço o suficiente para não ter frio e não transpiro até ficar peganhenta, como acontece no Verão.
Mas bom bom, é ter tempo suficiente para usufruir do ar livre com a carraçita.

O Homem-Aranha treina para salvar os bons das garras dos maus.

O sol brinca às escondidas atrás de uma árvore.

Ou atrás das nuvens, que com ele disputam o céu.

Vamos ver se conseguimos ver as pessoas dentro dos aviões?

Talvez não consigamos, mas conseguimos descobrir mais um ninho deixado em cima de uma árvore.

O merecido descanso dos guerreiros, antes de ir fazer o jantar. A cadeirinha a postos para ficar ao meu nível na bancada da cozinha, e a carraçita é presença assídua na preparação dos cozinhados cá de casa. Ele é o Telmo, eu sou a Tula. Conhecem?

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Avental

Estes dias de sol são um prazer. Dão mais vontade de trabalhar. E satisfazer clientes que querem mimar a sua casa com trapos úteis e bonitos.

Pormenor da barra superior do avental.

Pormenor da barra inferior. Este já está terminado. Outros se seguem.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O que será melhor?

Foi um fim-de-semana que deu que pensar, este.
Em primeiro lugar, ontem foi dia de eleições. Fui votar na consciência de que é um direito e um dever. Com toda a honestidade, cada vez menos acredito na política mas, em nome dos que outrora lutaram com sacrifício por este direito, fui votar. Pena acreditar que, em essência, nada mudará...
Em segundo lugar, tive uns encontros que me fizeram pensar no que se segue.

O que será melhor?

Ter uma casa ou um lar? Uma boa casa, bons acabamentos, piscina até, recheio de luxo; ou uma casa talvez mais modesta, pobre até, mas vivida na sua essência, cuidada e mimada e recheada de pessoas luminosas?


Ter um automóvel ou um meio de transporte? Um modelo topo de gama, daqueles que fazem sombra ao sol; ou um carro que nos leve onde queremos e nos proporcione viagens a cantar, a contar histórias e a partilhar emoções?

Ter um parceiro ou um casamento? Ter alguém para nos fazer companhia, só para dizermos que não estamos sós, só para manter a aparência de família mas, nalgumas situações, a viver um divórcio casado, com medo de assumir o que já se perdeu; ou ter alguém para partilhar a vida, alguém com quem podemos rir, chorar, mostrar o lado princesa (ou príncipe) e o lado bruxa má (ou sapo) e ainda assim permanecer firme, e partilhar um projecto com objectivos comuns?


Ter filhos ou educá-los? Pôr filhos no mundo para deixar a sua educação ao critério de outros e mais tarde, ao seu próprio critério, só para dizer que é bom ter filhos e porque toda a gente tem; ou influenciar na sua maneira de ser, gostar de partilhar a vida com eles e chorar a dor deles e rir da alegria deles?

Ter um emprego que dê dinheiro e status ou um emprego mais modesto? Ter um trabalho que dê milhões mas que para os obter roube o tempo precioso para as coisas preciosas; ou ter um onde se ganhe menos e a posição seja de pouca ou nenhuma projecção, mas que permita ter tempo para rebolar no chão com os filhos, passear de mão dada, cozinhar aromas e sabores inesquecíveis, apreciar a luz das velas?


Ter roupas sempre novas ou usar as mesmas durante anos? Ter boa aparência, só para dizer que se tem e por dentro, andar meio roto; ou andar de forma simples mas andar com segurança e em novidade de vida?


Acredito que se as perguntas acima fossem a votos, à falta de escolha de ambas as hipóteses, que seria o ideal, 95% votariam na segunda hipótese em todas elas porque, em teoria, seria a mais adequada. Mas na prática, quantos não dão maior valor ao aspecto exterior das coisas? Porque o aspecto exterior é aquilo que os outros vêem, e a opinião dos outros ainda continua a importar muito para nós. Esquecemos assim que o aspecto exterior é aquele que se desvanece mais rapidamente. Um pouco como a palha e o ouro. A palha, vem o vento e leva-a, vem o fogo e consome-a, vem a água e apodrece-a. O ouro, venha o que vier, até o próprio fogo que o derrete, não deixa de ser ouro, não se consome e continua a ser sempre de grande valor.

sábado, 22 de janeiro de 2011

E sai mais um

Mais um paninho de tabuleiro com as mesmas flores simples. Desta vez não são todas em azul, a cliente quis variar e pôr mais cores, à semelhança da toalha.
Este é único (por agora...), mas já estão em marcha outras encomendas. Que bom é dar forma e cor a linhas que se fundem com o pano.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Que dia tão rico

Este foi um dia cheio de surpresas.
Em jeito de começo, o cinzento dos dias foi deixado para trás e hoje, finalmente, esteve sol à séria.
E parece que, com ele, tudo se exibiu em esplendor e fez sobressair o seu melhor.
Durante este meu dia de trabalho fui ter a uma casa, como já fui tantas vezes. Fica num beco. É velhota. Tem um quintal ao lado com algumas sementeiras e ao fundo, um monte de tralha. Quem a habita é um casal também velhote. Geralmente é ele que me atende, porque anda sempre cá por fora no quintal. Curvo, com roupas velhas, ninguém dá nada por ele. Hoje não estava cá fora e tive de entrar quintal adentro e bater no vidro da janela para me fazer ouvida. A porta estava aberta e a luz do sol inundava o interior. Fiquei extasiada. Lá dentro, em cima do sofá e pelas paredes, uma colecção enorme de quadros, emoldurados ricamente. Representavam paisagens, na sua maioria de Torres Novas e algumas praias. E na entrada estava aquilo que, durante a quadra do Natal foi a aldeia do presépio, toda em cortiça. Naquele velhote, estava o poder de dar vida a materiais e telas de uma forma tão amorosa e impressionante. Fiquei tão comovida. Foi a mulher que me disse que era tudo obra dele e ele, que tinha vindo à porta, escondeu-se. Talvez por humildade, talvez por timidez, ou até mesmo por antipatia, sei lá. Mas sem dúvida, um coração a descobrir.
Da parte da tarde, passei numa rua onde, desde sempre, vi um senhor, também velhote, a cuidar de um quintal enorme, cercado por muros e rodeado de casas. Uma espécie de oásis no meio do deserto. "Sabe, isto não é meu. Mas moro aqui perto e os donos, que moram longe, deram-me esta terra toda para cuidar." E a verdade é que o quintal estava sempre repolhudo, uma beleza. Isto já foi há uns anitos e ultimamente não tenho visto o senhor e o quintal parece até um pouco abandonado. E pensei: se calhar o senhor está doente ou então já morreu. É que já morreu tanta gente durante estes anos neste serviço, algumas que me deixam saudade e a pensar na vida. Mas é assim mesmo e não podemos fazer nada... E qual não foi a minha surpresa quando, hoje, vi o senhor! Lá estava ele, agarrado à bengala que nunca lhe vi mas ainda assim, com a enxada na outra mão a cavar a terra. Fantástico! Fiquei tão feliz.
E para finalizar, quando fui buscar a minha riqueza, já quase escuro, todas as cabeças olhavam para o ar. É que, lá no alto do telhado, numa antena de televisão, estava um pássaro numa melodia única. Há tanto tempo que não ouvia um cantar tão bonito. Não reconheci a espécie uma vez que estava a escurecer e se só se lhe via a silhueta. Nada o demovia. Nem o barulho dos carros, nem o barulho das crianças a sair da escola, nada. E encantava todos com o seu canto. Impossível passar despercebido, aquele consolador de almas.
Que dia!
Há por aí tanta gente com dons incríveis e que ninguém conhece. Antes, pensava que era um desperdício esconder tamanhas vocações da Humanidade, que certamente ficaria mais rica se as conhecesse. Hoje, penso um bocadinho diferente. A maioria das vezes, a nossa Humanidade são os que estão à nossa volta, bem próximos de nós. No anonimato, certamente que, com os dons que Deus nos deu, sejam eles quais forem, enriquecemos e mudamos vidas à nossa maneira, sem que nos apercebamos. E somos felizes assim. Por vezes, não é por fazer toda uma Humanidade feliz que se é importante ou reconhecido. Basta tocar um coração para se mudar uma vida. E basta este pouco para se ter o maior galardão de todos: o do amor.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bons semeadores

A Parábola do Bom Semeador

"Um lavrador andava a semear nos seus campos. Enquanto espalhava a semente na terra, alguma caiu ao lado dum caminho, e vieram os pássaros e comeram-na. Outra caiu em terra pedregosa e pouco profunda; as plantas depressa nasceram no chão pouco espesso, mas logo o calor as queimou, pelo que murcharam e morreram por terem tão fraca raiz. Outras sementes caíram entre espinhos, que abafaram as folhas tenras. Outras, porém, caíram em chão bom, e deram uma colheita de trinta, sessenta ou mesmo cem vezes o que tinha sido semeado. Quem sabe ouvir, então que ouça!"
Mateus 13

Jesus falava muito por parábolas e a explicação desta, Ele próprio dá logo em seguida. Acho muito interessante que, quando Jesus ou o próprio Deus queriam fazer entender alguma coisa ao povo, falavam das coisas naturais deste mundo para darem a conhecer a natureza do mundo espiritual. E a verdade é que, entendendo o mundo espiritual vivido neste mundo natural, todas as parábolas e comparações se aplicam na perfeição.
Com a transcrição desta, do Bom Semeador, não quero iniciar nenhuma nova teoria teológica. Tudo é muito simples, basta observar.
Nada mais simples do que uma sementeira. Abre-se a terra e deposita-se a semente ou planta-se uma planta. Vi a minha família fazer isto muitas vezes. Eu própria, em pequenita, não resistia a acompanhá-los e todos os anos me era destinada uma leira para eu fazer a minha horta. Que excitante era ver o despontar do que eu tinha semeado, e regar e ver crescer e colher o fruto desse trabalho. Lindo.
E aprendi isto:
- se semeamos batatas, colhemos batatas;
- basta uma metade de uma batata velha dentro da terra para ela produzir uma batateira que vai dar muitas batatas;
- se cuidarmos do que semeámos, a produção será maior do que se a deixarmos ao abandono.
Este é o mundo natural, segundo as suas regras, tal qual ele é.
E assim sucede no mundo espiritual. Se eu semear o mal, não posso esperar colher o bem. Se eu semear o mal, por mais pequeno que ele seja, ele vai crescer e tornar-se maior e em maior número. Se eu cuidar dele, ele vai durar muito tempo e alimentar-me a mim e aos outros.
Este é um exemplo muito simples, mas não há volta a dar-lhe. É assim. É o que vejo acontecer. De uma forma muito dolorosa, é o que observo. Podemos até mascarar a coisa e dar-lhe uns retoques sofisticados de modo a fazer parecer que o que semeámos foi bom e faz bem, mas a seu tempo, TUDO virá a descoberto e o que foi semeado vai de facto florir e frutificar. O bem ou o mal. E isto ainda aqui nesta terra onde vivemos.
Vamos ser bons semeadores?

domingo, 16 de janeiro de 2011

Do fim-de-semana


Há qualquer coisa de pacífico em ver bolbos a despontar e esperar pelas flores que virão. E também em roupa estendida a secar ao sol e ao vento. Há qualquer coisa de pacífico nestas rotinas cadenciadas, sobre as quais parece termos controlo, mas só em parte. Porque não somos nós que controlamos o ritmo da natureza, apenas nos deixamos levar por ela e louvamos. Afinal, este é o dia que fez o Senhor. Este e todos os outros...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

E mais trabalho





Adoro o meu trabalho!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Trabalho

Existe lá coisa mais pacífica do que estar a trabalhar e deparar com imagens destas?

Esquece-se todo o cansaço da caminhada e o desespero de não se encontrar ninguém em casa.

Assim, o mundo até parece perfeito.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A luz do perdão


Finalmente Sol! Yupi! Nem que seja só por hoje, "enquanto o pau vai e vem"... Este não tem sido um Inverno muito frio mas, sem dúvida, tem sido bem cinzento e por isso hoje tenho aproveitado bem esta luz. Para iluminar a casa, para me aquecer, para me dar genica para as limpezas e para pensar muito. E gostaria de partilhar convosco alguns dos meus pensamentos...
Sobre o perdão. Já falei aqui, de alguma forma, sobre ele. Mas novas formas da mesma coisa vêm ao meu coração e talvez seja por isso que o velho vira novo e raramente me canso...
Mas bom, o que pensei eu sobre o perdão hoje? O óbvio: perdoar torna-se necessário quando alguém nos magoa ou magoamos alguém de forma muito dolorosa, daquela forma que é impossível esquecer, que dá aperto no coração sempre que se lembra, que faz pensar que tudo poderia ser diferente se aquilo não tivesse acontecido. Envolve sentimentos tão fortes, que perdoar se transforma numa tarefa gigantesca e como tal, creio não sermos capazes de o exercer sozinhos com eficácia. Portanto, não errarei ao dizer que, perdoar só será possível com a ajuda de Deus, no que formos capazes de entender do Seu amor e da Sua graça em nós, como veículo de libertação de amor sobre o outro, ou do outro sobre nós.
Sim porque, acima de tudo, o perdão é libertador. Liberta-nos de sentimentos negativos como o orgulho, mesquinhice, rancor, ódio, e tantos outros. Quando perdoamos, podemos até ter a tendência de pensar: enfim, libertei o outro da carga que trazia às costas, ele pode sentir-se melhor agora, porque não tem mais que me pedir perdão de nada, com a minha atitude saldei a dívida.
Mas essa é só uma face da moeda. Tão ou mais importante que isso, eu acho, é que o perdão nos liberta a nós próprios. Ao perdoarmos o outro, libertamo-nos das amarras que nos prendem aos mesmos sentimentos negativos de que falei acima. É que o outro, dependendo das circunstâncias, pode até já ter seguido com a sua vida em frente, pode até nem se ter apercebido da dimensão da mágoa que nos provocou, pode até ter os melhores sentimentos para connosco. E nós presos a sentimentos alimentados ao longo sabe-se lá de quanto tempo. Por isso, é de toda a importância libertarmos perdão. E ao nos sentirmos libertos, estamos livres para seguir em frente, para novas paragens rumo ao nosso crescimento como seres humanos.
É um processo. Difícil. Longo, muitas vezes. Com muitos retrocessos pelo caminho. E nesses retrocessos parece que por vezes voltámos à estaca zero. Mas não voltámos. Estamos a caminhar e a crescer. Rumo ao alvo.
Desejo a todos uma boa caminhada.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

À procura de vida

Saímos para o avô. Eu na esperança que uma distância de 1km fizesse toda a diferença entre um lugar cinzento e outro cheio de sol, ele na esperança de encontrar muitos bichos... Mas não. Estava igualmente cinzento e chuviscava até. Esta não sou eu, ou pelo menos aquela a que estou habituada, mas a verdade é que estou a ficar farta deste tempo. Eu, que gosto do Inverno e de tudo o que caracteriza, mas este ano... nem por isso...

Mas bom, encontrei sinais de vitalidade no avô. Mais uma semana, e já vou sentindo o cheirinho a sopa de agriões e saladas bem verdes.


As flores dos grelos que o sogrinho semeou, agora enchem as sementeiras de amarelo. São tão delicadas as flores.

E havia tantos pardalitos por ali. Chilreavam e voavam à nossa volta quase indiferentes à nossa presença.

Fomos para dentro, depois de uma última olhada desconsolada para o céu que ameaçava romper em cima de nós. E apercebi-me do óbvio, daquilo de que me apercebo sempre. Hoje vinha à procura de alguma vida. Mas isto aplica-se a tudo: não importa o quanto procuremos, muitas vezes fugimos e vamos para sítios tão longe, e a vida está dentro e bem perto de nós. Realmente, na casa fria, a minha riqueza enchia tudo com a sua vivacidade. Fez a festa toda e envolveu-nos a todos. Não havia hipótese de recusar sorriso tão rasgado, pedidos de brincadeiras tão enfáticos, energia tão contagiante. Foi bom ter saído, mas se não o tivesse feito, a vida estaria dentro de mim e bem à minha volta.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Filho nostálgico

Resolvi adiar por uns dias o desfazer da Árvore de Natal e de todas as decorações. Foi hoje. A minha riqueza ajudou-me, um querido. Mas... "Oh mãe, falta muito até ao Natal?" Socorro! "Oh mãe, porque é que o Natal são só uns dias e os outros dias são muuuuitos?" Doidinho pelo Natal, hoje foi dia de nostalgia para ele, enquanto empacotávamos tudo para só voltar a abrir daqui a 11 meses.
Ainda por cima o dia esteve cinzento e chuvoso. Nem o ténue arco-íris, que mal conseguimos vislumbrar, alegrou muito a coisa. Há dias assim, por fora e por dentro. Mas, depois de terminar com uma longa sessão de beijinhos, amanhã é outro dia...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A coroa do meu rei

Não tirou a coroa o dia todo. Aliás, ninguém tirou. Foi difícil encontrá-lo, na grande sala do ATL. Eram só cabeçinhas coroadas, reizinhos pequeninos a mexer por todo o lado. Estava tão contente, quando me encontrou. Hoje foi ele que me encontrou. Contou-me a história dos reis magos, guardou um bocadinho de Bolo Rei para o pai, mas não conseguiu cantar nenhuma canção dos reis sozinho. Foi um dia animado.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ano Novo...

Ano Novo, Tele Culinária velha, pois então. Já inaugurei o 7º capitulo, de 1983. Na prática, isto é apenas um amontoado de folhas e capas fora de moda mas, para mim, é um tesouro que a minha mãe me doou.

É uma delícia fazer passar as folhas ao sabor dos sonhos que a execução de todas estas receitas suscita. Hoje fiz Filetes de Peixe à Salsicheiro. Bem bom! A carraçinha comeu que nem um leão. Filetes de peixe enrolados com fiambre e salsicha.


Tudo mudou desde então. Mas permanece a textura das páginas e a memória das receitas filmadas antes da hora do almoço no Canal 1, que a minha mãe seguia com atenção na tentativa de agradar o meu pai, um gourmet capaz de fazer voar pratos caso não gostasse da comida. Eu ia observando, entretida entre bonecas e tachos meus, no reconhecimento de odores e sabores novos que a minha mãe ia construindo. Hoje faço eu esse papel. Herdei a insegurança da minha mãe, ao ter receio de fazer algo novo com medo de não agradar; não sei se lhe herdei o esmero. Porque o que ela cozinhava... oh saudades! O meu marido diz que sim, que a minha comida é sempre boa, mas ele é duvidoso. É que se eu lhe puser um copo de água quente à frente, ele delira de prazer! Boquinha abençoada, a dele.

É bom estar de volta. Sinto-me a recuperar agora. Muito obrigada pelas vossas mensagens carinhosas. As receitas caseiras para combater a gripe que recebi via mail vão ficar guardadas para uma eventual futura oportunidade! Um abraço a todos.

domingo, 2 de janeiro de 2011

2011


Apesar da molha monumental que apanhei no dia anterior enquanto trabalhava e enquanto não encontrava uma loja que vendesse chapéus de chuva, ainda tive forças para fazer o meu pãozinho,

o Bolo Rei,

as rabanadas,

os velhoses,

os coscurões e o nosso belo jantar com bacalhau, couve portuguesa e azeite do lagar aquecido com alho. Depois da azáfama familiar do Natal, sabe sempre bem ficarmos os quatro (eu, o tisoiro, a carraçinha e o sogrinho) na noite de Ano Novo em casa e celebrarmos como é nosso costume. Comi bem, mas depois veio a quebra quase total. Um cansaço quase extremo levou-me a entrar sem glória em 2011 e no primeiro dia do ano fui brindada com uma gripe poderosa. Ora aqui temos o meu estado. Já vi dias melhores, é claro mas, como já estou a ser medicada (depois de 3 horas de espera no hospital!!!), os próximos dias serão bem melhores, assim creio.