domingo, 24 de junho de 2012

Zum zum zum das letras


"A, B, C, D, E... Mas, será que alguém imagina que esses sinaizinhos - sim, eles mesmos! - nem sempre concordam com o jeito como são usados?
Pois foi exatamente isso que o senhor Alfabeto descobriu no dia em que teve a incrível ideia de convidar todos os sons do mundo para uma festa memorável, rompendo as regras de sua própria casa, sempre tão organizada, para homenagear suas vinte e seis hóspedes, as queridas letras. Quando anunciou que o som estava liberado, muitos sinais até se contorceram de espanto e colaram nos pontos de exclamação que começavam a chegar. Pudera! De tão acostumadas a somente obedecer aos chamados da Língua Portuguesa, as letras levaram um susto e tanto quando entenderam que, pela primeira vez, poderiam falar o que bem entendessem!
E foi assim que começou todo esse zum-zum-zum."

É o que se lê na contra-capa.
Descobri o blog da Silvana no ano passado, já nem me lembro como. Só sei que fiquei cativada pela forma dela escrever, simples e divertida, através de profundos jogos de palavras que tornam tudo tão poético.

"Nos dias em que sou atleta
Pedalo sem esquecer da meta
Nos dias em que sou poeta
É o vento que conduz minha bicicleta"

Sou uma leitora perfeitamente anónima, pois deixei-lhe apenas um ou dois comentários em todo este tempo. Sorte a minha que deixei o último num post que ela publicou antes de decidir sortear o livro que acabava de lançar, Zum zum zum das letras. E, assim, sem me aperceber e sem sorteio, quando me fui actualizar no seu blog, vi que eu e a Eunícia tínhamos sido presenteadas com o livro.
Faltam-me adjectivos para classificar a minha leitura e só me ocorre mesmo repetir as palavras que uma menina de 6 anos lhe dirigiu e perguntar: de onde você tira essas ideias espetaculares? É mesmo. Tenho lido imensos autores que fazem autênticos e incríveis jogos com as palavras, mas nunca tinha lido ninguém que conseguisse ir tão longe e brincasse com as próprias letras!
Adorei! Obrigada Silvana!

1 comentário:

  1. Olá querida,
    Que ótimo que a sorte sorriu para você.
    Sorte? Não. Com certeza a autora se sensibilizou com seu comentário.
    Já estou de volta em casa.
    Saudades suas.
    Beijos.

    ResponderEliminar