terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Detergente caseiro para a louça


Desde a adolescência que tenho uma grande preocupação em preservar o planeta dos ataques poluentes a que este está sujeito pelo Homem. Neste momento acredito que muito pouco há a fazer para retardar o processo porque o capitalismo já tomou conta das mentalidades e formas de agir da sociedade, mas ainda acredito na minha consciência, e essa diz-me para viver a minha vida de acordo com princípios sustentáveis.


Vai daí que tento fazer muitas coisas em casa, pelas minhas próprias mãos e de uma maneira saudável. Como era o que estava quase a acabar e com vista a repôr o stock, este foi o primeiro detergente que fiz, de entre uma boa lista deles que tenho para fazer. Foi uma empolgação fazê-lo. Senti-me tão "avó", tão lá atrás no tempo, adorei.


Encontrei a receita no blog da Ema, cheio de ideias ecológicas, mas basta procurar para se encontrarem receitas caseiras para tudo e mais alguma coisa.


É muito simples de fazer. Basta ralar uma barra de sabão, juntá-la a dois litros de água, uma colher de óleo de coco e outra de açúcar. Levar a ferver até dissolver todos os ingredientes e deixar arrefecer, altura em que se pode guardar em recipientes próprios. E pronto, já está. Foi muito interessante ver todo o processo, que não cheguei a fotografar. Forma-se espuma por cima e depois de ela se dissolver no líquido, fica tudo verde escuro até ficar desta cor quando arrefece. Ficou um pouco espesso. Não sei se é assim mesmo ou se terei deixado ferver demais.


E qual é a minha opinião? Bom, lava bem, tem um cheiro agradável a sabão, mas por não ser tão líquido como os detergentes que estamos habituados a usar, não é tão prático, porque demora mais tempo a escorrer para o esfregão. Tirando isto, o facto de saber que ao escorrer pelo cano abaixo a água vai sem químicos nocivos para os peixinhos, já é em si um ganho enorme, no meu ponto de vista. Além disso, este detergente irá também servir de base para outros que tenciono fazer, encontrados neste mesmo blog. Ando empolgada!

7 comentários:

  1. Boa essa empolgação e se acrescentares mais água, resolve,acho... Boa dica! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Parabéns para você pela consciência de preservação de nosso Planeta.
    Boa dica essa que acabas de compartilhar.
    Beijos dos amigos brasileiros.

    Malzinho

    ResponderEliminar
  3. Bem hajas por esta realizaçâo, este tipo de coisas è mesmo a tua cara!! Ès diferente, ès linda, e eu gosto assim :) Beijo em ti.
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Olá.Tudo bem!
    Legal a sua iniciativa para como nosso planeta. Tbm me preocupo. Quanto ao seu detergente, é só colocar mais um pouco de água.Tipo mais 5 litros de água quente.Tem vária receitas na net. bjim.

    ResponderEliminar
  5. Boa dica, o meu problema é não encontrar oleo de coco.

    ResponderEliminar
  6. O óleo de coco pode encontrar-se em lojas de produtos naturais, como o Celeiro.

    ResponderEliminar