domingo, 28 de abril de 2013

15 dias

Foram 15 dias em que tentei agarrar o tempo para o fazer correr mais devagar e saborear cada instante. Assim, foram 15 dias com a intensidade de 15 meses. 15 dias  de buscas e encontros, de perguntas e respostas, para chegar à conclusão, agora óbvia, de que aquilo que eu procurava, esteve sempre à minha frente!















domingo, 21 de abril de 2013

Voltar a amar




Certamente, o amor não é fácil. E durante um certo tempo até pensamos poder viver razoavelmente sem ele. Percebemos porém que ao cortar a árvore para evitar o incómodo das folhas que caem, perdemos a sombra e os frutos, perdemos o doce farfalhar. E então estamos recomeçando a plantar.

(tenho pena de não me lembrar do autor deste trecho...)

sábado, 6 de abril de 2013

Sabão aromático feito em casa

Num dia cinzento de chuva insistente, quando o que apetecia era apenas ficar sem fazer nada, pensei que o ideal seria deixar-me ficar junto ao fogão, na minha cozinha perfumada pela mistura e preparação deste sabão aromático, cuja receita encontrei num livro esquecido nas prateleiras da biblioteca municipal e que de vez em quando requisito para sonhar em casa...
Dizem que é antiséptico e de cheiro activo, combinado com mel e flocos de sabão para fazer um sabão suave que produz muita espuma e que é excelente tanto para amaciar as mãos calejadas dos jardineiros como para lavar à mão tecidos delicados. Eu usei óleo de alfazema, mas pode usar-se de cravo-da-índia e rosmaninho, cujas propriedades antiséptcas são semelhantes.


São necessários:
250 gr. de flocos de sabão (eu usei sabão azul e branco)
60 gr. de mel claro
2 colheres de sopa de óleo de cereal (eu usei óleo de milho), mais o necessário para a caçarola grande
tigela e caçarola grande
2 colheres de sopa de óleo de alfazema ou outro dos indicados
formas pequenas
carimbos de madeira (facultativos)


1 - Se habitualmente não usa flocos de sabão, compre o tipo destinado à lavagem manual de roupa; não use qualquer outra qualidade de sabão ou detergente. O mel não precisa de ser especial, poderá servir qualquer mistura. Pese os flocos e coloque-os num prato.

2 - Ponha os flocos de sabão com o óleo de cereal e o mel numa tigela em banho-maria na caçarola, e mantenha uma temperatura branda. Mexa com uma colher de pau durante cerca de 15 minutos, até se formar uma massa mole. Acrescente à mistura o óleo de alfazema.


3 - Retire a água da caçarola e limpe-a bem. Transfira a mistura para a caçarola e continue a aquecê-la em temperatura branda até se formar uma massa com certa consistência. Sirva-se da colher de pau para mexer e revolva a mistura para que não pegue ao fundo da caçarola.

4 - Passe a mistura para uma tábua ou uma placa e deixe arrefecer um pouco. Quando atingir uma temperatura suportável, amasse-a com as mãos até se transformar numa massa macia e firmemente homogénea.


5 - Unte as formas com óleo para a massa não colar. Divida a massa em pedaços e ponha uma parte numa forma, espalhando-a e comprimindo-a com os polegares para ficar bem encostada às paredes da forma. Passe uma ou duas gotas de óleo pela superfície para a amaciar. Proceda do mesmo modo com os outros pedaços.


6 - Comprima um carimbo de madeira contra a superfície da massa, para uma decoração engraçada, especialmente se o sabão se destina a uma oferta. Retire os queques de sabão das formas e coloque-os num lugar quente e seco durante uma ou duas semanas antes de os utilizar. Guarde-os entre toalhas ou tecido para conservar o perfume.

 
 
 
 Adoro!