segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Destes dias de Outono









Os dias no nosso pedaço de terra fazem-se com mais calma, agora que a chuva rega a horta e impede-nos de fazer tantas actividades no exterior. O frio do fim de tarde faz apetecer um chá ou um café quentinho enquanto se aprecia o momento. Entretanto, quando a chuva teima em cair, aproveitamos o tempo para fazer "obras" na Flor, aquelas coisinhas que andamos a planear há tempo para a tornar mais confortável e prática para nós. Ainda que não se note muito deitámos o espaço do wc abaixo, uma vez que não fazia sentido ali, pois não o utilizávamos (senão para arrecadação) e ao deixar esse espaço livre, podemos utilizá-lo para colocar a nossa mesa de refeições e deixar a cama permanentemente aberta. Agora falta cobrir a parede com o papel decorativo e pôr os "móveis" no sítio. Aproveitámos também para outras pequenas remodelações, pequenas mas de grande efeito estético para nós, e bem mais prático, que é o que se quer. 
Lá fora, quando o sol reaparece ou pelo menos as nuvens retêm a chuva lá em cima, aproveitamos para ajeitar as árvores, fazer planos para o que precisa de ser feito e vemos o que sobrou das sementeiras da estação passada. E ainda aproveitamos rabanetes e outros legumes que agora voltam a produzir da semente que ficou na terra. Tudo se renova.
E aproveitamos também para apanhar a azeitona que as oliveiras nos deram. Ao fim de tantos anos de abandono, o ano passado foram tronchadas e este ano recomeçaram a produzir, para nosso orgulho e para contradição daqueles que vaticinaram um fim terrível para aquele pedaço de terra. 
E no meio disto tudo, é bom chegar ao fim do dia cansados mas felizes, dando graças por mais um dia em que colhemos os frutos do nosso amor e empenho.

6 comentários:

  1. Tão bom dares-nos a oportunidade de assistir. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Benny, por apreciares esta partilha. Beijinhos.

      Eliminar
  2. Adoro viajar por aqui...fiquei a pensar nunca vi um pé de azeitona ao vivo.
    aproveita bem seus dias, um abraço com carinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural, Lena, a oliveira é uma árvore que gosta do frio para frutificar. Pessoalmente acho-a uma árvore pouco bonita, mas sem dúvida, muito nobre. Um beijo enorme para si, do tamanho da bênção que me é a sua visita :).

      Eliminar
  3. Que lindos rabanetes!!! E que maravilha deve ser colher azeitonas!! Adoro elas, mas as comemos em conserva, nãosei como vocês costumam comê-las, já que as têm frescas! Que aconchego aquele soninho com aquela manta de crochê! Uma aconchegante semana para vocês!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A forma mais comum de comermos azeitonas é dar-lhes uns golpes verticais com uma faca, demolhá-las, dar-lhes algumas fervuras e temperá-las, num processo que demora vários dias ou até semanas, dependendo da quantidade. Os golpes, a que chamamos retalhar, servem para abrir um pouco a azeitona por forma a retirar-lhe a acidez quando for demolhada e posta em águas ferventes. Depois o tempero é que lhe vai dar o toque final e muito saboroso, mnhan mnham :). Geralmente usa-se sal, limão e ervas aromáticas, sendo a mais comum os oregãos. Provámos as nossas esta semana e quase desmaiei de prazer, eheh. Beijo grande, Tiane, e uma semana aconchegante pra vocês também.

      Eliminar