sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

É o Natal no coração que põe o Natal no ambiente - W. T. Ellis
















Um pouco por todo o país as famílias regressam a casa. Alguns para retomarem o trabalho amanhã, outros para prolongarem o descanso de um fim de semana maior.
Um pouco por todo o país o Natal já passou. O que deixa uma certa tristeza... A euforia já passou, o pouco de meditação sobre a quadra que se possa ter sentido tende agora a dar lugar à passagem de ano, que de espiritual parece ter muito pouco.
O nosso Natal também já passou. Abertos os presentes, reunida a família, praticados os melhores actos que se puderam praticar, o que me ficou deste Natal foi o meu gradual envolvimento com a quadra, as decorações que fizemos pela casa, a festa de Natal na escolinha, o espreitar da janela para outras janelas, a luz ténue dentro de casa anunciando sossego e aconchego e o tempo cinzento, muito cinzento. Apenas hoje o sol deu um pouquinho o ar da sua graça, talvez para mostrar o seu contentamento pela celebração do nascimento do Salvador. 
Salvador... Também me entristece um pouco que se celebre o Natal com tanta euforia, com tantos rituais, com tanta antecipação e praticamente nada se fale do que verdadeiramente lhe dá o significado. Ecos da sociedade em que vivemos. Resta-nos continuar firmes nos valores em que acreditamos.
Agora que, um pouco por todo o país, o Natal está já a cair no esquecimento para dar lugar ao próximo acontecimento, o meu desejo sincero é que todos tenham conhecido o sentido do Natal, que tenham celebrado o nascimento do Menino e que tenham abraçado esse Presente. E que O Presente possa crescer no coração de cada um com o passar dos dias e que Ele possa ser desembrulhado em forma de amor e paz. Porque tudo o que não passe por aí, é pouco... ou nada.
Feliz Natal!

2 comentários:

  1. Ana, que lindo! Por aqui o Natal já está apenas no coração e lembranças! Obrigada pelo carinho por lá! beijos, tuuuuuuudo de bom,INTÉ! chica

    ResponderEliminar