domingo, 17 de abril de 2016

Domingo de gratidão


Domingo. Dia de abrandar. Dia de reconhecer as bênçãos. Dia de agradecer. Independentemente das circunstâncias da vida, há sempre algo pelo que ser grato.




  • Ver a minha carracinha no seu momento zen, a ler um livro na maior descontracção. De vez em quando interrompia para me chamar e partilhar comigo alguma informação que lhe tinha despertado a atenção. E é tão bom vê-lo a ler um pouquinho, todas as noites, na cama, antes de apagar a luz para dormir. O meu lindo...


  • Caminhar com o tempo cinzento. Adoro. E desta vez, tive a companhia do Simão, o Serra da Estrela semi-abandonado do lugar. Um matulão com o seu peso em meiguice e fidelidade. 


  • Assistir ao espectáculo do arco-íris. Desde pequena, sempre que vejo um, é um momento de alegria. E hoje, sei que ele reflecte a promessa da aliança que Deus estabeleceu com o Homem. E não há forma de me sentir mais segura e mais amada.



  • Finalmente ver o escaparate pendurado na cozinha. Eu tenho as ideias, ele tem a habilidade e no fim, ambos ficamos felizes com o resultado do aproveitamento de materiais destinados ao lixo, que acabam como objectos úteis e bonitos.



  • Bordar na varanda. Muito tenho bordado eu na minha varanda, nestas férias, faça chuva ou faça sol. Não importa o tempo. Importa sim aproveitar todos os momentos para continuar algo tão prazeroso e sereno e no fim... bonito também.



  • Viajar à chuva. Adoro. Ainda mais quando a viagem apresenta a vantagem subentendida de renovar a perspectiva fechada de uma pessoa confinada a uma cadeira de rodas. Fazer a diferença na vida de alguém, ainda que seja pelo breve momento de uma tarde, tem um sabor sem igual.



  • Ir às cilercas, embora depois de uma semana de chuva fosse difícil encontrar alguma. Foi o que aconteceu. Não encontrámos cilercas, mas encontrámos um caminho novo para uma caminhada fantástica pela natureza, respirando o ar fresco e puro do bosque, ouvindo o zumbido das abelhas que invadem o rosmaninho abundante e que tinge a paisagem de lilás, e o barulho forte da água a correr por baixo de nós, no ribeiro que rompe a terra com violência. Não há como a força e a suavidade da natureza para nos revigorar e colocar no nosso devido lugar...
  • O pequeno almoço na varanda. Todos os dias. A minha refeição preferida do dia. É a que melhor me sabe. Demorada, saboreada, apreciada. Com ou sem companhia, não importa. Não tem preço. 
  • Pesquisar no computador e na vida real todo um mundo novo que se tem desvendado à minha frente desde que comecei a entrar mais em força nesta vida de campo. E em especial, aplicar todos os produtos que colhemos e outros à nossa disposição na natureza espontânea na culinária, manifestando-se tudo isto em verdadeiros actos de amor, que cada vez mais aprecio. 

14 comentários:

  1. Tão lindos momentos de simplicidade e família, do nosso dia a dia!Tudo bem mostrado!Adorei! Lindo ter e saber agradecer! bjs,chica

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito desta rubrica de domingos! Adorei tudo mas o escaparate roubou-me o coraçao!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana! E sim, o escaparate rouba-me o coração todos os dias, eheh.

      Eliminar
  3. Seu post parece um sonho...
    Adorei este dia maravilhoso, cheio de natureza, casa gostosa e encantos de criança. Parabéns!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Camomila. Adoro apreciar as coisas simples da vida. E estas foram algumas das que reuni ao longo da semana que passou. Uma bênção. Beijos!

      Eliminar
  4. Tão bommmm, pequenos momentos que fazem grandes diferenças!!
    Como eu sou fã deste viver, apreciar e agradecer!
    Beijinho enorme querida, tem uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilha sermos fãs deste modo de vida! É do melhor. Beijinhos e uma semana cheia de bênçãos para ti.

      Eliminar
  5. Um domingo inesquecível. Eu também gosto muito de bordados e a convido para conhecer o nosso IG @bordados_e_bordadeiras

    ResponderEliminar
  6. É verdade! Há sempre muito a agradecer, mesmo que nem sempre seja óbvio... Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Bora lá ficar mais atentas às coisas não tão óbvias mas pelas quais podemos ser sempre gratas? ;) Beijinhos e boa semana também!

      Eliminar
  7. Imagens deliciosa Margarida!! De ternura, de alegria, de beleza... é assim que deve ser!
    Um abraço, Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos, Manuela, e uma semana cheia de coisas boas para si!

      Eliminar