quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A nossa pescaria

















Foi um feriado inesquecível, o da semana passada. A tarde estava serena, o local escolhido foi perfeito, a temperatura era impossível ser mais agradável. Fomos pescar. Há anos que adoraria fazer isto, mas nesse dia foi o dia. A cera antiga, a mantinha de crochet, o lanche saboroso e reconfortante, a máquina fotográfica, a mantinha de Outono em execução. Um homem com experiência em pescarias na juventude, um puto ansioso por ver como se fazia e eu, a sonhar com este momento. Quase perfeito. Um momento que perdurará nas nossas memórias como um momento a repetir e a engrandecer.
A pescaria não foi farta. Foram pescadas "folhas de oliveira", como lhe chamam por ali, dada a dimensão do peixe. Mas fez as delícias do nosso jantar, na cozinha rústica e acolhedora da cunhada.
Ninguém valorizou, pelo contrário, a pescaria foi bem depreciada. Mas nós engrandecemos o momento e tirámos dele todo o partido. O homem ficou satisfeito por ter relembrado os truques que tinha posto em prática há décadas, levando apenas material básico e obsoleto, o puto adorou a celebração de cada "folhinha" depositada dentro do balde e eu desfrutei de toda a calmaria e contentamento da tarde.
Não importam os resultados. Importa valorizarmos o esforço, o processo e a tentativa de nos superarmos a nós próprios. Vermos sempre o lado positivo das coisas, porque o há, e olharmos sobretudo para o que temos, não para o que perdemos. Isto é válido para uma simples pescaria, como para momentos menos felizes na vida. Sobretudo para esses! Porque é neles que temos de buscar a superação e o optimismo.

2 comentários:

  1. Hoje me sinto triste e para não chorar vim visitar as amigas, é um modo de me consolar!
    Todos esses dias eu alimentava a esperança que minha irmã fosse aguentar até o Natal, fazemos planos , mas Deus tem outros ...não pude viajar para seu velório , por ser em outro estado e eu não me sinto ainda nada bem.

    a dor é grande , mas o al´vio maior por ter se livrado de uma doença cruel.


    (desabafo) bjss

    ResponderEliminar
  2. E deve ter valido por esse atardecer tao bonito, juntos no meio dessa paisagem tao paradisiaca. Quantas pessoas vao à pesca e devolvem o fruto do seu esforço à água porque o que vale nao é o que se tras para casa mas sim as horas passadas nessa comunhao com a natureza e consigo mesmo? Beijinhos

    ResponderEliminar