domingo, 30 de outubro de 2016

Domingo de gratidão


Domingo. Dia de abrandar. Dia de contar as bênçãos da semana que passou. Dia de agradecer. Independentemente das circunstâncias da vida, há sempre algo pelo que ser grato. Esta semana fui grata por:


  • Ver, em monte, os quadradinhos da manta de Outono, prontos para a próxima fase.

  • Apanhar azeitona durante uma tarde inteira. Pena o calor, que não fez sentir com intensidade o Outono que atravessamos mas ainda assim, para o fim do dia, já a tarde se fazia fresca e húmida :)

  • Passar um dia de anos simples, mas muito alegre, cheio de telefonemas e mensagens e parabéns amigos.

  • Conseguir captar um pisco com a minha máquina. Adoro piscos, só ainda não consegui a foto perfeita... Um dia chego lá!

  • Apreciar o entardecer, com a sua luz ténue, luzes de aldeias acesas e fumos a sair das chaminés e a encherem o ar.
  • Adquirir um livro que me faz sonhar, pela oportunidade de aprender uma nova aptidão que, tal como o crochet, tenho a certeza me dará muito prazer.
  • Ir a uma esplanada sozinha, numa manhã fresca de nuvens interrompidas de vez em quando pelo sol, e pensar, ler a Country Living, beber o meu café e ainda receber um telefonema agradável.
  • Comprar o meu primeiro par de agulhas de tricot para me iniciar em nova actividade :)
  • Conseguir comprar uma salamandra eléctrica - claro que não é o mesmo que uma a lenha, mas evita os incómodos e custos das obras e a estafa de subir carregada de lenha até ao 3º andar e é mais limpa. A lenha, guardo-a para a minha futura casa de campo ;)

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Esta semana



Por aqui os dias fazem-se devagar.
Hoje é Sexta-feira, amanhã não vou para o emprego, a sensação é de calma e paz. 
Esta foi a semana dos meus anos e o que a caracterizou foi a alegria nas coisas simples, como sempre acontece. 
E foi um dia feliz porque não me deprime fazer anos nem escondo a idade. Foi um dia feliz, que valeu pelo imenso número de mensagens e telefonemas, pelas pequenas surpresas que me foram feitas e pelo cantar de parabéns da colega de trabalho diante de uma tea light colocada em cima de uma torta comprada à última da hora. São coisas destas que me animam e fazer o coração bater de alegria durante todo o dia.
Como prenda de anos, comprei-me um par de agulhas de tricot! Sim, e um livro também, apesar de ser praticamente impossível ensinar/aprender tricot através de livros. Mas vale pelo facto de a autora ser portuguesa e uma pessoa que admiro e também por todos os termos serem de origem portuguesa, o que facilita a aprendizagem, do meu ponto de vista. Foi um desatino ao princípio, não conseguia nem por nada fazer com que a lã se enfiasse pelos "buraquinhos" pretendidos, pois escorregava-me da agulha como uma enguia, mas com persistência, lá consegui e orgulho-me de ter aprendido a fazer malha de liga, bem como a montar as malhas na agulha. Oh alegria! Aprendi uma nova habilidade, a qual, acredito, me vai permitir muitas horas de relaxe e peças de vestuário quentinhas e confortáveis. 
Durante esta semana deliciei-me também com o cheirinho das borralheiras. Gosto mesmo. Pena que o tempo esteja tão quente, o Outono afinal deixou de o ser e foi chamar o Verão para vir dar o ar da sua graça.
Fiz também doce de dióspiro para aproveitar os frutos que uma doutora da clínica nos ofereceu. Fiz igualmente extracto de baunilha e muitos outros tenho na manga para fazer e aproveitar nos cozinhados. Portanto, a cozinha esteve ao rubro esta semana. Agora que os alhos franceses estão a saltar da terra, aproveita-se para fazer alho francês à brás e pôr alho francês em tudo o que é cozinhado. E já que as romãs estão ao rubro, vamos fazer doce de romã, inédito cá em casa, tal como o de dióspiro. Tudo se aproveita e a sensação é maravilhosa, a de abraçar com gratidão o fruto da natureza.
E amanhã, é dia de apanhar a azeitona! Mais uma tarefa de Outono que muito me apraz.
Com tantas das contrariedades da vida, é tão bom termos escapes que nos ligam de volta a ela, que nos impulsionam a continuar e a sorrir.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Boa noite!



O sol levanta-se todas as manhãs.

Eu não me levanto todas as manhãs; mas a variação deve-se não à minha atividade, mas à minha inação... poderia ser verdade que o sol se levanta regularmente por nunca se cansar de levantar-se... 


Uma criança balança as pernas ritmicamente por excesso de vida, não pela ausência dela. Pelo fato de as crianças terem uma vitalidade abundante, elas são espiritualmente impetuosas e livres; por isso querem coisas repetidas, inalteradas. Elas sempre dizem: “Faça de novo”; e o adulto faz de novo até quase morrer de cansaço. 

Pois os adultos não são fortes o suficiente para exultar na monotonia. 

Mas talvez Deus seja forte o suficiente para exultar na monotonia. É possível que Deus todas as manhãs diga ao sol: “Faça de novo”; e todas as noites à lua: “Faça de novo”. 

Talvez não seja uma necessidade automática que torna todas as margaridas iguais; pode ser que Deus crie todas as margaridas separadamente, mas nunca se canse de criá-las. Pode ser que ele tenha um eterno apetite de criança; pois nós pecamos e ficamos velhos, e o nosso Pai é mais jovem do que nós.

Gilbert Keith Chesterto

domingo, 23 de outubro de 2016

Domingo de gratidão


Domingo. Dia de abrandar. Dia de contar as bênçãos da semana que passou. Dia de agradecer. Independentemente das circunstâncias da vida, há sempre algo pelo que ser grato. Esta semana fui grata por:



  • Apreciar cada detalhe do nosso Outono e trazê-lo para casa, num hino à natureza, que tanto nos dá.




  • Ouvir a chuva a cair lá fora, no som cadenciado e forte das noites frescas. Tão calmante...




  • Sentir o cheiro bom da borralheira que o vizinho agricultor fez. Há lá cheiro mais característico do Outono do que o cheiro de uma borralheira? Só o das castanhas assadas, talvez!



  • Ver com alegria a primeira flor do nosso cacto, oferecido pela cunhada e que resolveu brindar-nos com esta beleza - meio parecida com um sapo, é verdade :), mas muito bonita, mesmo assim.
  • Sentir alegria no trabalho ante a apreciação do ambiente bom que se instalou, apesar de todas as dificuldades.
  • Terminar o número de quadrados necessários para a mantinha de Outono, restando agora escolher a cor que os vai unir e rematar :)
  • Receber amigos de longe, que vieram visitar-nos por breves horas, num dia que foi muito curto, mas muito intenso.
  • Visitar, mais um ano, a Feira de Santa Iria com a carraça, que se divertiu à brava com o amiguinho e lógico, eu também!

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Boa tarde!



Nunca fica mais fácil.
Tu é que ficas melhor.


domingo, 16 de outubro de 2016

Domingo de gratidão


Domingo. Dia de abrandar. Dia de contar as bênçãos da semana que passou. Dia de agradecer. Independentemente das circunstâncias da vida, há sempre algo pelo que ser grato. Esta semana fui grata por:


  • Levantar de manhã e apreciar a primeira manhã de nevoeiro da época.

  • Limpar o curral das ovelhas mais uma vez.

  • Apreciar as folhas de Outono neste Outono bonito.

  • Continuar a mantinha em processo já enroscada numa outra, feita por mim e que vai aquecendo as noites já bem frescas.
  • Conseguir encontrar optimismo em momentos menos felizes.
  • Sentir o cheiro a terra molhada com estas primeiras chuvas - bênção pura.
  • Sentir a expectativa do pequeno ante o começo da Feira de Santa Iria - temos de ir este ano à Casa Assombrada e porque temos! :)
  • Sentir a expectativa do reencontro de amigos que vêm do outro lado do oceano mas que têm permanecido dentro do coração.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A nossa pescaria

















Foi um feriado inesquecível, o da semana passada. A tarde estava serena, o local escolhido foi perfeito, a temperatura era impossível ser mais agradável. Fomos pescar. Há anos que adoraria fazer isto, mas nesse dia foi o dia. A cera antiga, a mantinha de crochet, o lanche saboroso e reconfortante, a máquina fotográfica, a mantinha de Outono em execução. Um homem com experiência em pescarias na juventude, um puto ansioso por ver como se fazia e eu, a sonhar com este momento. Quase perfeito. Um momento que perdurará nas nossas memórias como um momento a repetir e a engrandecer.
A pescaria não foi farta. Foram pescadas "folhas de oliveira", como lhe chamam por ali, dada a dimensão do peixe. Mas fez as delícias do nosso jantar, na cozinha rústica e acolhedora da cunhada.
Ninguém valorizou, pelo contrário, a pescaria foi bem depreciada. Mas nós engrandecemos o momento e tirámos dele todo o partido. O homem ficou satisfeito por ter relembrado os truques que tinha posto em prática há décadas, levando apenas material básico e obsoleto, o puto adorou a celebração de cada "folhinha" depositada dentro do balde e eu desfrutei de toda a calmaria e contentamento da tarde.
Não importam os resultados. Importa valorizarmos o esforço, o processo e a tentativa de nos superarmos a nós próprios. Vermos sempre o lado positivo das coisas, porque o há, e olharmos sobretudo para o que temos, não para o que perdemos. Isto é válido para uma simples pescaria, como para momentos menos felizes na vida. Sobretudo para esses! Porque é neles que temos de buscar a superação e o optimismo.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Boa noite!




Esperança é quando a alma acredita


domingo, 9 de outubro de 2016

Domingo de gratidão


Domingo. Dia de abrandar. Dia de contar as bênçãos da semana que passou. Dia de agradecer. Independentemente das circunstâncias da vida, há sempre algo pelo que ser grato. Esta semana fui grata por:



  • Aproveitar todos os bocadinhos para fazer mais um quadradinho da nova mantinha de Outono. Relaxe e prazer puros.

  • Apreciar toda a beleza que o meu homem me traz da horta em forma de zínias.

  • Ter uma tarde de pesca em família, que se tornou num dos melhores momentos deste ano.

  • Tomar o pequeno almoço na varanda - continua a ser um dos momentos altos do dia.

  • Ver a minha carracinha a ter o seu tempo com Deus, lendo a Bíblia e orando.
  • Perceber que ele está muito contente por participar no musical de Natal da igreja.
  • E notar que está a adquirir um pouco mais de maturidade com a idade e mais responsabilidade na escola.
  • Escutar os pacientes na clínica e perceber a importância desse acto, pois falar alivia a carga e saber que o outro escuta, mais ainda.
  • Ir ao supermercado fazer compras para um jantar de amigos, antecipando a alegria de receber em casa.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Logo que Outubro venha, procura a lenha
















Sim, o Outubro já chegou e já tratámos da lenha. E já estamos no fim da primeira semana deste mês que pertence a um tempo que passa depressa, tal como os outros. Porque será que isto acontece? Porque será que este nosso relógio interno gira sem parar, deixando-nos tontos e quase incapazes de desacelerar? Ai como eu tento fazê-lo, mas parece tão difícil, por vezes...
Mas enfim, no seu ritmo certo está a nossa horta, ao sabor das condições climatéricas que temos e dos cuidados que lhe oferecemos. Bom, não será justo falar no plural, porque eu quase nenhuma atenção lhe tenho votado por falta de tempo, mas este homem que tanto ama a terra dá-lhe o seu melhor, assim como dá o seu melhor aos que o rodeiam.
Da minha parte, admiro os bichos da terra e a sua produção, que a esta altura já está a terminar nalguns produtos e a dar lugar a outros. A fruta promete, as couves também, os tomates esses, estão na sua fase final mas este calor dos últimos dias têm-lhe dado a força que eles precisam para dar sabor às nossas saladas e cozinhados. Uma força da natureza, a nossa tomatada :) É muito bom ter um pedaço de terra, ainda que seja longe de casa, ainda que dê muito trabalho, ainda que não tenha as condições necessárias. Pois é muito bom poder comer do que produzimos.
E com a graça de Deus, viveremos neste Outubro um dia de cada vez na profusão de delícias e amarguras que lhe competem, mas sempre com a esperança no coração e o amor como mote.